terça-feira, 14 de abril de 2009

7 comentários:

  1. O Sacerdote no desempenho de suas funções ministrava descalço, assim como Deus havia dito a Moisés por ocasião de seu chamado (Ex. 3:5)


    Sentidos Das Vestes Do Sumo Sacerdote:
    -As cores tinham seu proprio simbolismo: O Branco fala de Santidade; O Ouro fala da Divindade; O Vermelho fala da expiação ou redenção; O Azul fala do mundo do Espírito.
    -As vestes como cobertura, falam que toda nudez humana deve ser coberta por uma atitude de Deus, em Cristo Jesus.
    -As vestes sem costura falam de integridade e retidão dados por Deus.

    PEITORAL: No Hebraico Chosen, deriva-se de um termo que aponta para Beleza.

    -Era um feito artisticamente, com materiais como fio de ouro, azul, púrpura e escarlate, sobre linho fino retorcido.
    -Sua forma era quadrado, porquanto era dobrado pelo meio, e quando aberto tinha o dobro do comprimento em relação a largura.
    -Tinha argolas de ouro nas 4 pontas.
    -As argolas inferiores eram atadas, por meio de laços azuis, a argolas existentes na estola sacerdotal.
    -No peitoral havia 12 pedras preciosas engastadas em ouro, gravadas, cada qual, com o nome de uma das tribos de Israel.
    -Cordões de ouro ligavam as argolas superiores do peitoral, as 2 pedras preciosas, que havia nos ombros da estola sacerdotal

    Sentidos Do Peitoral Do Sumo Sacerdote:
    -A obra do Sumo Sacerdote em favor do povo de Israel. Ele levava Israel sobre o peito e sobre os ombros. Ele era o representante do povo perante Yahweh.
    -Sua obra intercessória em favor da nação de Israel.




    ESTOLA SACERDOTAL: No Hebraico Ephod, que significa Cobertura.

    -Uma Peça ajusta ao corpo, sem mangas, de variados comprimentos, sendo que geralmente chegava até aos joelhos.
    -Era bordada com fios de várias cores. Era feita de estofo azul (tecido de algodão, lã, seda ou linho) e bordada em ouro, estofo azul (tecido de algodão, lã, seda ou linho), púrpura e carmesin.
    -Consistia em 2 partes, uma cobrindo as costas e outra cobrindo o peito. Estas 2 partes eram unidas uma a outra, nos ombros, por meio de 2 colchetes de ouro que tinham sobre si 2 grandes pedras de Ônix, sobre as quais estavam gravadas os nomes das 12 tribos de Israel, 6 em cada pedra.
    -Na Estola Sacerdotal ficava preso o Peitoral

    Sentidos Da Estola Sacerdotal:
    -Com as pedras nos ombros e o peitoral, traziam o significado do trabalho do sacerdote, o de representar a nação de Israel perante o Senhor,
    -Manifestava o sentido de julgamento que ele realizava, porém o sacerdote era mais que um juiz, ele trazia a nação a retidãi no seu relacionamento com Deus.

    SOBREPELIZ: No Hebraico Meil, que significa manta.

    -Feita de estofo azul, sem mangas, com borlas na beirada inferior. Sinetes de ouro, intercalados com romãs de estofo azul, púrpura e carmesin.
    -Chegava até a altura do chão

    Sentidos da Sobrepeliz Do Sumo Sacerdote:
    -As borlas na beirada inferior significavam a vida e a lembrança para que a nação de Israel obedecesse os mandamentos de Deus e anunciando a sua obrigação de obedece-las.
    -Os sinetes de ouro indica a voz de Deus anunciou o Seu zelo para com a Sua santidade, pois quando o sacerdote oficiava, os sinetes faziam barulho, o que significava que ele ainda permanecia vivo perante o Senhor.


    TUNICA :Longas vestes em linho fino bordadas e com mangas que esta por debaixo da Estola Sacerdotal e Sobrepeliz.


    CINTO: No Hebraico Hesheb.

    -Era feito do mesmo material da Estola Sacerdotal, de linho retorcido bordado em purpura, azul e escarlate e servia para firmar a mesma a cintura do Sumo Sacerdote.


    Sentidos Do Cinto Do Sumo Sacerdote:
    -O cinto ajudava a prender a toda a roupa do sacerdote para que ele se movimenta-se com mais liberdade, deste modo o cinto significa serviço (Jô. 13:1-5).
    -O Cinto do Sumo Sacerdote era feito da mesma cor e material do véu do Lugar Santo no Tabernáculo, o que apontava para a administração dada a ele do Tabernáculo.



    MITRA: No Hebraico Misnepheth, que significa enrolado.

    -Uma espécie de turbante, de cor azul escuro, na parte da frente havia uma diadema em ouro (uma placa) escrito ``Santo ao Senhor`` , era presa ao turbante mediante um fio azul escuro.

    Sentidos Da Mitra Do Sumo Sacerdote:
    -O Sumo Sacerdote não podia tira-lo de sobre sua cabeça,e se porventura caísse, isto não era um bom sinal.
    -Era a marca de sua autoridade e de seu governo em administrar as coisas santas de Deus diante da nação de Israel (Ex. 29:6)
    -A placa em ouro sobre a Mitra escrito `` Santo ao Senhor``, definia a exclusividade e a consagração de seu trabalho ao Senhor.




    CALÇÕES: Feitos de linho, iam da cintura as coxas do sumo sacerdote, sua função era cobrir a nudez do sacerdote, afinal ele não podia ministrar exibindo seu corpo.

    Sentidos Do Peitoral Do Sumo Sacerdote:
    -O sacerdote devia se guardar de toda impureza moral, e o calção era necessário para cobrir todas as suas vergonhas, assim como é necessário retidão e pureza em meu comportamento diante do Senhor, me preservando de tudo que possa trazer vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se é mito ou verdade sobre a corda e o sino ,que puxavam caso o sacerdote fosse fulminado pelo fogo Divino,isso é verdade ou mito?

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao sino, o que existia eram as campainhas na orla da veste sacerdotal que servia para denunciar onde estivesse o sacerdote. Porém o sino é um mito. O Sacerdote seria fulminado se oferecesse fogo estranho, ou seja, que não era o original dos candelabros; esse fogo era sempre renovado passando de um candelabro para outro, porém sempre o original que na inauguração do tabernáculo desceu uma chama da parte de Deus. Esse era o fogo original que representava a presença de Deus, por isso não podia ser substituído. (Ex 40. ; Lv 6.12,13

    ResponderExcluir
  4. amigo nao referencia biblica nem historia sobre a corda do sumo sacerdote , pois era ungido de imediato se o anterior morresse e depois faziam ritual de purificaçao

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber , pois não achei isto na Bíblia , que Davi se despiu e ficou semi- nu quando se alegrava e saltitava com o
    retorno da arca, no meu intendimento ele estava vestido- com uma estola sacerdotal.e não semi-nu ,já ouvi isto de alguns pregadores e passa isto em filmes '

    ResponderExcluir
  6. No caso do sumo sacerdote ser morto dentro do Santo dos Santos como era feito para que seu corpo fosse removido? Uma vez que, mesmo consagrando um novo sumo sacerdote, esse não podia tocar em cadáveres? Não lembro de haver ocorrido de um sumo sacerdote ser morto dentro do Santo dos Santos! Há relatos sim de sacerdotes como os filhos de Arão e os filhos de Eli.

    ResponderExcluir