terça-feira, 14 de abril de 2009

O vale das decisões

Um comentário:

  1. Introdução

    Em vários momentos de nossas vidas nos encontramos em situações difíceis, afrontados em nossa honra, abatidos em nosso animo e até mesmo desistidos de nossa dignidade. Infelizmente as circunstancias nos levam a esquecer quem somos em Deus, e os nossos problemas se tornam maiores que a nossa fé, pois a cada dia se apresenta diante de nós um gigante para nos afrontar, que se apresenta diante de nós e desafia a nossa confiança em Deus. Somos levados constantemente ao Vale da Grande Batalha, no caso da nação de Israel a batalha contra os Filisteus, porém nós não temos uma luta física, a nossa batalha é para permanecermos firmes no combate da fé, crendo que o nosso Deus jamais nos deixará desamparados, que se confiarmos N’Ele, o Vale da afronta se transformará no Vale de Acor, ou seja, o lugar de descanso para aqueles buscam o Senhor – Isaias 65:10.

    O QUE ACONTECE NO VALE DA DECISÃO – Joel 3:14


    01) O VALE É O LUGAR DE RETOMARMOS A NOSSA HONRA – Juízes 7:1

    A nação de Israel viveu 07 anos debaixo da opressão do povo midianita, durante todo este tempo eles foram envergonhados, roubados, plantavam e não podiam comer do fruto do seu trabalho, construíam suas casas mas não podiam morar, e fizeram para si covas para sua habitação e assim Israel se enfraqueceu. Porém o povo clamou ao Senhor .
    Quando nos lembramos de Deus somos alcançados por seu favor, e assim foi com o povo de Israel, O Espírito Santo levanta um Homem de Deus, Gideão, para libertar o seu povo, restaura a vida de Gideão e o leva para o Vale onde juntamente com 300 homens derrotariam os seus inimigos, o Vale da Decisão.
    O Vale que abrigava o acampamento dos inimigos de Israel se transformou no local onde Deus honrou o seu povo lhes dando vitória e livramento daqueles que lhes afrontava.

    02) O VALE É O LUGAR ONDE TEREMOS A NOSSA VITÓRIA – I Samuel 17:47-50

    Por 40 dias de manhã e pela tarde, o gigante Golias descia até o Vale de Elá e desafiava o exercito de Saul, durante todo este tempo as tropas de Israel foram envergonhadas, pois ninguém tinha coragem de enfrentar o gigante de quase 3 metros de altura, até que um jovem , o filho mais moço da família de Jessé, entendeu que nada ou ninguém pode afrontar o exercito do Deus Vivo, e aquele jovem de belas feições, sem espada, sem escudo, sem lança e tampouco couraça, lança mão de sua funda e com uma pedra polida atirada contra a testa do gigante Golias o faz cair e sobre ele salta o jovem guerreiro que com a espada de seu oponente lhe corta a cabeça.
    O Vale pode ser por um tempo o lugar da vergonha e da afronta, mas não tardará o dia em que Deus te fará como a Davi e te colocará no Vale da Decisão para que em nome do Senhor dos Exércitos todos os inimigos sejam vencidos e seja recuperado o nosso direito de reinar sobre as circunstancias.

    03) O VALE É O LUGAR DA NOSSA ADORAÇÃO – II Crônicas 20:26

    03 reinos se uniram contra o rei Josafá de Judá, e quando a noticia lhe chegou o seu coração se encheu de terror pois a multidão que marchava contra ele era numerosa, então o rei ajuntou todo o seu povo e foram buscar a presença do Senhor, clamando a Deus por socorro e livramento das mãos de seus inimigos. Quando estamos vivendo um tempo de medo e angustia o caminho que nos trará descanso é a entrega da nossa vida nas mãos de Deus, já dizia o salmista: “ Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N’Ele , e o mais Ele fará” – Sl. 37:5, e assim fez Josafá, confiou em Deus e entregou os seus dias a Deus que se levantou em favor do seu povo, fazendo com que os 3 reinos lutassem entre si a ponto de se destruírem completamente. Enquanto os inimigos se destruíam, o povo de Judá adorava a Deus por seu livramento e o vale era acampamento de seus inimigos ficou vazio com suas riquezas e Judá se apossou dos despojos. Este vale ficou conhecido como o Vale de Beraca, que em hebraico quer dizer o Vale da Benção.
    O Vale da Decisão é tambem lugar de descanso em Deus, onde o nosso trabalho é render adoração a Deus, lhe rendendo graças, pois o seu amor dura para sempre.

    Existe um Deus, que se assenta em um alto e sublime Trono, e este Deus tem os seus olhos voltados para aqueles que o buscam, o Senhor nosso Deus jamais deixará desamparado o seu povo!!!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir