terça-feira, 14 de abril de 2009

6 comentários:

  1. O Sacerdote no desempenho de suas funções ministrava descalço, assim como Deus havia dito a Moisés por ocasião de seu chamado (Ex. 3:5)


    Sentidos Das Vestes Do Sumo Sacerdote:
    -As cores tinham seu proprio simbolismo: O Branco fala de Santidade; O Ouro fala da Divindade; O Vermelho fala da expiação ou redenção; O Azul fala do mundo do Espírito.
    -As vestes como cobertura, falam que toda nudez humana deve ser coberta por uma atitude de Deus, em Cristo Jesus.
    -As vestes sem costura falam de integridade e retidão dados por Deus.

    PEITORAL: No Hebraico Chosen, deriva-se de um termo que aponta para Beleza.

    -Era um feito artisticamente, com materiais como fio de ouro, azul, púrpura e escarlate, sobre linho fino retorcido.
    -Sua forma era quadrado, porquanto era dobrado pelo meio, e quando aberto tinha o dobro do comprimento em relação a largura.
    -Tinha argolas de ouro nas 4 pontas.
    -As argolas inferiores eram atadas, por meio de laços azuis, a argolas existentes na estola sacerdotal.
    -No peitoral havia 12 pedras preciosas engastadas em ouro, gravadas, cada qual, com o nome de uma das tribos de Israel.
    -Cordões de ouro ligavam as argolas superiores do peitoral, as 2 pedras preciosas, que havia nos ombros da estola sacerdotal

    Sentidos Do Peitoral Do Sumo Sacerdote:
    -A obra do Sumo Sacerdote em favor do povo de Israel. Ele levava Israel sobre o peito e sobre os ombros. Ele era o representante do povo perante Yahweh.
    -Sua obra intercessória em favor da nação de Israel.




    ESTOLA SACERDOTAL: No Hebraico Ephod, que significa Cobertura.

    -Uma Peça ajusta ao corpo, sem mangas, de variados comprimentos, sendo que geralmente chegava até aos joelhos.
    -Era bordada com fios de várias cores. Era feita de estofo azul (tecido de algodão, lã, seda ou linho) e bordada em ouro, estofo azul (tecido de algodão, lã, seda ou linho), púrpura e carmesin.
    -Consistia em 2 partes, uma cobrindo as costas e outra cobrindo o peito. Estas 2 partes eram unidas uma a outra, nos ombros, por meio de 2 colchetes de ouro que tinham sobre si 2 grandes pedras de Ônix, sobre as quais estavam gravadas os nomes das 12 tribos de Israel, 6 em cada pedra.
    -Na Estola Sacerdotal ficava preso o Peitoral

    Sentidos Da Estola Sacerdotal:
    -Com as pedras nos ombros e o peitoral, traziam o significado do trabalho do sacerdote, o de representar a nação de Israel perante o Senhor,
    -Manifestava o sentido de julgamento que ele realizava, porém o sacerdote era mais que um juiz, ele trazia a nação a retidãi no seu relacionamento com Deus.

    SOBREPELIZ: No Hebraico Meil, que significa manta.

    -Feita de estofo azul, sem mangas, com borlas na beirada inferior. Sinetes de ouro, intercalados com romãs de estofo azul, púrpura e carmesin.
    -Chegava até a altura do chão

    Sentidos da Sobrepeliz Do Sumo Sacerdote:
    -As borlas na beirada inferior significavam a vida e a lembrança para que a nação de Israel obedecesse os mandamentos de Deus e anunciando a sua obrigação de obedece-las.
    -Os sinetes de ouro indica a voz de Deus anunciou o Seu zelo para com a Sua santidade, pois quando o sacerdote oficiava, os sinetes faziam barulho, o que significava que ele ainda permanecia vivo perante o Senhor.


    TUNICA :Longas vestes em linho fino bordadas e com mangas que esta por debaixo da Estola Sacerdotal e Sobrepeliz.


    CINTO: No Hebraico Hesheb.

    -Era feito do mesmo material da Estola Sacerdotal, de linho retorcido bordado em purpura, azul e escarlate e servia para firmar a mesma a cintura do Sumo Sacerdote.


    Sentidos Do Cinto Do Sumo Sacerdote:
    -O cinto ajudava a prender a toda a roupa do sacerdote para que ele se movimenta-se com mais liberdade, deste modo o cinto significa serviço (Jô. 13:1-5).
    -O Cinto do Sumo Sacerdote era feito da mesma cor e material do véu do Lugar Santo no Tabernáculo, o que apontava para a administração dada a ele do Tabernáculo.



    MITRA: No Hebraico Misnepheth, que significa enrolado.

    -Uma espécie de turbante, de cor azul escuro, na parte da frente havia uma diadema em ouro (uma placa) escrito ``Santo ao Senhor`` , era presa ao turbante mediante um fio azul escuro.

    Sentidos Da Mitra Do Sumo Sacerdote:
    -O Sumo Sacerdote não podia tira-lo de sobre sua cabeça,e se porventura caísse, isto não era um bom sinal.
    -Era a marca de sua autoridade e de seu governo em administrar as coisas santas de Deus diante da nação de Israel (Ex. 29:6)
    -A placa em ouro sobre a Mitra escrito `` Santo ao Senhor``, definia a exclusividade e a consagração de seu trabalho ao Senhor.




    CALÇÕES: Feitos de linho, iam da cintura as coxas do sumo sacerdote, sua função era cobrir a nudez do sacerdote, afinal ele não podia ministrar exibindo seu corpo.

    Sentidos Do Peitoral Do Sumo Sacerdote:
    -O sacerdote devia se guardar de toda impureza moral, e o calção era necessário para cobrir todas as suas vergonhas, assim como é necessário retidão e pureza em meu comportamento diante do Senhor, me preservando de tudo que possa trazer vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se é mito ou verdade sobre a corda e o sino ,que puxavam caso o sacerdote fosse fulminado pelo fogo Divino,isso é verdade ou mito?

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao sino, o que existia eram as campainhas na orla da veste sacerdotal que servia para denunciar onde estivesse o sacerdote. Porém o sino é um mito. O Sacerdote seria fulminado se oferecesse fogo estranho, ou seja, que não era o original dos candelabros; esse fogo era sempre renovado passando de um candelabro para outro, porém sempre o original que na inauguração do tabernáculo desceu uma chama da parte de Deus. Esse era o fogo original que representava a presença de Deus, por isso não podia ser substituído. (Ex 40. ; Lv 6.12,13

    ResponderExcluir
  4. amigo nao referencia biblica nem historia sobre a corda do sumo sacerdote , pois era ungido de imediato se o anterior morresse e depois faziam ritual de purificaçao

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber , pois não achei isto na Bíblia , que Davi se despiu e ficou semi- nu quando se alegrava e saltitava com o
    retorno da arca, no meu intendimento ele estava vestido- com uma estola sacerdotal.e não semi-nu ,já ouvi isto de alguns pregadores e passa isto em filmes '

    ResponderExcluir